Contador de Xeretagem

Contador de Xeretagem CONTADOR

sábado, 14 de novembro de 2009

BLECAUTE AO APAGÃO? - Publicado por Luiz Berto em A COLUNA DE ALLAN SALES - O Menestrel do Cariri


Interessante nessa onda todo em torno do blecaute mais recente detonado a partir de um suposto incidente atmosférico no sistema elétrico do Brasil, chamado erroneamente de apagão. Apagão, segundo meu parco entender, seria um colapso do sistema de fornecimento quando um pico de demanda extrapolar a capacidade do sistema em prover as necessidades de fornecimento da demanda do país.
Aquilo aconteceu depois das 22h, portanto, o parque industrial e o comércio e demais atividades não estavam demandando a carga total de serviço do sistema. Não foi por demanda que o blecaute gigantesco aconteceu, as pessoas que trabalham no setor são as mais qualificadas e este não admite  gente que não é do ramo e incompetente.
Fora a questão atmosférica, pode ser explicado somente por uma sabotagem interna ou externa(como alguns ventilam ser obra de piratas da rede de internet, os hackers) ,ou quem sabe uma enorme falha humana, como certa vez ocorreu no sistema CHESH décadas atrás, provocando um blecaute de mais de 40 minutos em todo Nordeste, cuja causa depois apurada foi negligência de funcionários que foram demitidos após sindicância interna.
Para tal apagão não ocorrer, seria necessário que não houvesse governo minimamente responsável com a política nacional de desenvolvimento de acordo com interesses realmente nacionais e legítimos, o que foi caso do governo de oito anos de FHC, que ignorando o alarme feito por pessoas abalizadas do setor elétrico, negligenciou investimentos no setor, permitindo que a demanda projetada chegasse muito próxima da capacidade do limite do sistema de fornecimento de energia elétrica, ocorrendo um déficit hídrico nas bacias hidrográficas que alimentam o sistema, ocorreu o inevitável racionamento de triste memória em todos nós, causando um amortecimento do nível de crescimento da economia, recessão e todo pacote de mazelas sociais associadas a esta funesta série de eventos de triste memória.

De resto, dá nojo ver a reação patética das vozes dos que querem apear o atual grupo governante do poder, vozes histéricas, que aparentam hipertrofiar a real dimensão do incidente no setor elétrico, que teve similares em todo mundo, inclusive em países do chamado primeiro mundo, mas lá a opinião pública emprenha bem menos pelos ouvidos pra pedir a cabeça do rei a todo custo. Sem falar do veneno destilado pela mídia estrangeira lá fora, em questionar nossa capacidade de promover uma copa de futebol e uma olimpíada, usando como argumento esse apagão, a inveja, nos dois casos é uma merda.
Com a palavra nossos bravos e competentes engenheiros do setor elétrico que estão entre os melhores do mundo, fui estudante de engenharia (sem concluir o curso) e sei que uma explicação técnica existe.
Como lição, vemos a fúria dos que querem o poder de volta(e seus prepostos nas diversas mídias) que pegam qualquer deixa pra destilar suas iras e rancores por um governo que vem fazendo mais e melhor que eles fizeram em oito anos. Não morro de amores pelo governo Lula, mas neste setor específico, ele dá de goleada no governo de FHC e isso não há como negar, os número estão à mostra pra quem quer sinceramente saber da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário